segunda-feira, 19 de maio de 2014

Record Collector Day: Coldplay

     
                         

Prazer. Meu nome é Julio, a partir de hoje, a Luana e eu estaremos reservando o domingo para postar sobre novidades do mundo musical. De décadas passadas ao atual presente e em constante evolução da indústria da música (temos uma queda GIGANTE pela música britânica). 

                              


Não tínhamos como começar esse primeiro relato/post sem o Coldplay sendo o assunto e tópico. Primeiro porque o novo disco deles 'Ghost Stories', será lançado oficialmente amanhã, segundo por serem a maior banda britânica (Britânico = amamos), dos últimos 10 anos (sintam o cheiro delicioso de uma chuva londrina), e terceiro porque eles não somente colocaram o corpo, coração e alma (literalmente) nesse álbum, como também trouxeram algo musicalmente novo em meio à tanta mesmice; além de um investimento em publicidade muito amigável por parte da nova gravadora (Warner Music), contrato exclusivo de uma edição especial do disco com a Target (com 3 faixas bônus), além de um show/documentário com um palco que custou 4 milhões de dólares para ser montado uma única vez (!!), com exibição no horário nobre da tv norte-americana marcada para amanhã, no dia do lançamento (Alguns outros países terão a exibição mas não o Brasil, falaremos disso mais adiante). Aqui  você pode conferir o trailer:


                          


Emoção, elegância, intimidade, minimalismo e acordes eletrônicos estonteantes e escandinavos, são algumas das qualidades que conseguimos distinguir no álbum, que consegue ao mesmo tempo ser reconfortante pra quem quer que seja, num primeiro momento. A capa de um mar azul profundo e triste abaixo de 2 asas  brancas e flutuantes cheias de histórias dentro de si, remetem com fidelidade ao nome do disco ("Histórias de fantasmas", que como o Chris, o vocalista explicou, são lembranças, aprendizados e experiências que carregamos em nossas vidas), graças ao excelente trabalho da ilustradora tcheca Mila Fürstová. Um ponto importante que jamais poderíamos deixar de evidenciar, foi a inesperada colaboração da banda com o DJ Avicii na faixa 'A Sky Full of Stars'; Mesmo com a característica musical do DJ sendo reconhecida facilmente pela maioria das pessoas e pelos amantes de música, não há dúvidas de que eles fizeram um trabalho único, quebrando inclusive paradigmas, "até onde uma banda de rock pode ir", a melodia alegre e Electro-Dance como ouvimos a todo instante nas rádios, dessa vez é única e com uma certa tristeza acompanhadas por curiosos acordes eletrônicos, novos ao meu ouvir, além da percussão e melodias emotivas tão características do Coldplay. A impressão que você tem ao ouvir o álbum, além de ser uma novidade, moderno, azul/Blue, fresh (!!), é de que as canções respiram, é como se elas tivessem seu próprio batimento cardíaco: notáveis na reflexiva 'Oceans' que possui som de farol marítimo no instrumental, na deliciosa 'Ink', e na que com certeza será o próximo grande "hit", 'Another's Arms', existe emoção e comoção em todos os cantos do disco, difícil não se identificar, se envolver e até mesmo lacrimejar. A corajosa e futurística #semforçar 'Midnight' é mais uma das grandes supresas e #gifts do disco todo, sintetizadores e batida de arrepiar. 'Always in my head' e 'True Love' acabaram se tornando o grande destaque do álbum para muitos fãs, tamanha a sinceridade nas canções. 

                          

Numa entrevista ao radialista/DJ Zane Lowe da rádio britânica BBC 1, o Chris relatou que 'Ghost Stories' foi um dos únicos trabalhos em que a banda conseguiu 100% do que planejavam. Em geral como muitos críticos disseram, o Coldplay voltou e ateve-se unicamente a sua essência, encontrada facilmente nos 2 primeiros álbuns da banda, 'Parachutes' e 'A Rush of Blood to the Head', mas ao meu ver fizeram isso sem deixar de demonstrar de alguma forma, a grandiosidade e capacidade de trazerem o novo sempre, que os consagraram mundialmente.




                        



O disco será lançado no Brasil entre amanhã (19) e terça-feira (20), em 3 formatos: CD, iTunes e streaming, pelo Deezer. Não deixem de conferir mesmo, se você não tiver como comprar o disco ou se há muito tempo já não tem nem onde ouvir mais seus CDs, a nossa dica é que você ouça o disco pelo iTunes (link -> http://www.cldp.ly/cpitunes) por streaming (com direito a um vídeo lindo inspirado na capa do disco), ou faça um cadastro GRATUITO pela Deezer, e escute o disco por lá mesmo e TODAS as demais vezes que tiver vontade depois, evite baixá-lo em seu computador ou ouvir pelo Youtube, pois isso não gera lucro pro artista, somente prejuízo pra eles e pra gravadora (mais pra frente explicaremos o motivo), além de incentivar a pirataria. Curtam o disco, as lindas fotos desse post e olhem atentamente a capa do álbum aqui em alta-resolução, vocês vão amar os detalhes e as histórias dentro dela.



0 comentários:

Postar um comentário